terça-feira, 1 de outubro de 2013

1/10/13 - Capitulo 8, QUANDO O SANTUÁRIO PODERÁ FECHAR?, por W. D. Frazee



       [51] Porque tendo a lei [ou seja, a lei levítica do tabernáculo] a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam” (Hebreus 10:1).
A grande mensagem de Hebreus 10 é que Jesus no santuário do novo concerto cumpre aquilo que os serviços típicos nunca poderiam fazer mediante a oferta de touros e bodes.
       O que poderia ter ocorrido no antigo culto se esses sacrifícios tivessem feito “os ministrantes” perfeitos? Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado” (verso 2). Se os sacrifícios de animais tivessem realizado a obra de eliminar totalmente dos adoradores toda a iniquidade, o serviço do santuário teria cessado.
       Enquanto eu oferecia alguns desses estudos em Loma Linda, tive uma conversa com as pessoas que foram até ali, mais os menos nos seguintes termos:
       “Vocês têm um grande hospital aqui. Com que frequência ele está aberto?”
       “O tempo todo—dia e noite”.
       “Por quê?”
       “Ora, as pessoas ficam doentes a qualquer hora. E os acidentes ocorrem o tempo todo. Temos que manter o hospital aberto vinte e quatro horas por dia”.
       Agora, suponha que fosse possível ensinar as pessoas a como dirigir de modo que não ocorressem acidentes, e como viver de modo a que não adoecessem. O que então fariam com o hospital? Eles o fechariam. Por quê? Falta de movimento! Bem, eu tenho boas notícias. O santuário no céu logo fechará, por falta de movimento! E se você disser que isso é impossível, lembre-se que “as coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lucas 18:27).
       A fraqueza do antigo culto era ser impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados” (Hebreus 10:4). Se o pecado é coisa tão trivial a ponto de que o sangue de um animal podia eliminá-lo, então o Filho de Deus nunca teria necessidade de deixar o Seu trono e vir para Belém, para Nazaré, e para a cruz.
       Mas Ele teve que vir! Ele resolveu o problema do pecado morrendo no Calvário e, daí, trazendo sobre Si nossa humanidade, ascendeu ao santuário do alto para pleitear o Seu sangue para perdão dos pecados no lugar santo. Finalmente, ao final dos dias proféticos, vemo-Lo entrando para além do segundo véu para aspergir o Seu sangue sobre o propiciatório numa expiação final e completa de modo a que possa eliminar os pecados para sempre. E quando essa obra estiver concluída, Jesus retornará para levar o Seu povo para o lar.1
       Deus não desejou a continuação das ofertas sacrificiais. Em vez disso, Ele desejou a obediência a Sua lei, e Jesus veio para demonstrar isso na carne humana. Ele disse, Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração” (Salmos 40:8). Ele na verdade poderia testificar, “tenho guardado os mandamentos do Meu Pai” (João 15:10).
       Agora a questão é, pode a vida que Jesus viveu na carne humana milhares de anos atrás ser demonstrada na vida dos cristãos hoje? Sim. Aquilo que os sacrifícios animais não poderiam fazer, a morte de Cristo e Sua ministração realizará. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10:14).
       Para respaldar essa garantia Hebreus 10:16, 17 cita a promessa do novo testamento, Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades”.  Segue-se a conclusão lógica, “Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado” (Hebreus 10:18). Quando, no templo do alto, os pecados dos filhos de Deus forem para sempre eliminados, para não mais serem lembrados ou virem à mente, então o santuário pode fechar. Sua obra terá sido realizada.
       O que significa ter a lei escrita na mente e coração? Talvez possamos pensar que isso signifique conhecer a vontade de Deus. Permita-me ilustrar. Aqui está um homem que por toda a sua vida tem ignorantemente transgredido o quarto mandamento, observando um dia que o Senhor nunca santificou. Mediante a providência de Deus ele ouve a terceira mensagem angélica. Num sermão evangelístico, mediante um folheto ou um livro cheio da verdade, pelas ondas de rádio ou um programa de TV, ele depara com a obrigação nítida do sábado. Ao estudar a sua Bíblia, a convicção se aprofunda. O que está se passando em sua mente? A lei de Deus está sendo ali escrita. A mesma mão que escreveu sobre as tábuas de pedra os preceitos do Decálogo redige a vontade do Eterno em nossas mentes.
       Mas esse é apenas um dos Dez Mandamentos. Deus tem por fito que, segundo continuemos a contemplar a Sua revelação de verdade, tornemo-nos mais bem familiarizados com os detalhes de Sua vontade. Devemos tornar nossa a oração do salmista, Abre Tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei” (Salmos 119:18).
       De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:13-14). Quando ele mede nossas vidas no lugar santíssimo, a linha de medição é a lei dos Dez Mandamentos (ver Tiago 2:10-12).
       Deus inspirou a Bíblia toda para magnificar a lei e trazer a lume o seu pleno significado. Assim como alguns de nós precisamos de óculos para ler coisas impressas comuns, também tanto no Velho quanto no Novo Testamento temos um par de lentes designadas a magnificar a lei para que possamos descobrir qualquer coisa em nossa vida que desagrade a Deus. Então podemos levar esses pecados ao santuário de modo a que Deus possa cobri-los pelo sangue e finalmente eliminá-los.
       “Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20), e Paulo declara, “eu não conheci o pecado senão pela lei” (Romanos 7:7). Se eu quiser descobrir pecados ocultos em minha vida de modo a que possa pedir a Jesus para eliminá-los, o que devo estudar? A lei. E a Bíblia, como um par de óculos, nos ajuda a captar coisas maravilhosas da lei. Consideremos uns poucos exemplos.
       Em Seu Sermão do Monte, Jesus comentou sobre alguns dos mandamentos. Ele citou o sexto preceito, “Não matarás”, e daí colocou as lentes de aumento sobre ele, mostrando que o homem que se torna irado com o seu irmão violou esse mandamento (ver Mateus 5:21, 22).
       1ª João 3:15 propicia a mesma ampliação do sexto mandamento: Qualquer que odeia a seu irmão é homicida”. Note que Jesus não diz meramente que a ira conduz ao assassinato. Em vez disso Ele insiste em que qualquer que odiar o seu irmão é um assassino. Agora, eu e você talvez não soubéssemos disso, senão lendo a Bíblia, mas a inspiração diz que isso tudo está na lei. Mediante as lentes de aumento podemos ver isso claramente.
       No Sermão do Monte, Jesus também citou o sétimo mandamento, “Não cometerás adultério”. Daí Ele pôs no lugar a lente de aumento. “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28). Assim podemos ver que a lei vai além da ação exterior e alcança os pensamentos íntimos.
       Hoje abundam literatura e ilustrações impuras, mas Deus terá um remanescente que, a exemplo de Enoque, caminha com Ele. “São irrepreensíveis diante do trono de Deus” (Apocalipse 14:5). O cristão exemplificará o sétimo mandamento como magnificado por Jesus.
      Agora eu faço uma importante pergunta: Se Deus traz a julgamento o homem que olhar para uma mulher com interesse sensual, o que Ele fará com a mulher que segue as modas desenhadas com o expresso propósito de provocar a sensualidade? Deus propiciará perdão se formos ao Seu santuário e com lágrimas confessarmos nossa transgressão do sétimo mandamento.
       Temos visto como a Bíblia magnífica o sexto e sétimo mandamentos. Devíamos cair sobre os nossos joelhos e, em humildade, aplicar as lentes de aumento sobre a Palavra Inspirada para cada preceito do Decálogo. Tal estudo trará ricas recompensas e revelará privilégios e deveres sobre os quais nunca pensamos.
       Classes agora estão sendo realizadas diariamente. Iremos para o santuário e pela fé olharemos para dentro da porta aberta? Contemplaremos a santa lei resplendendo com a glória de Deus? O Salvador esperar cumprir a promessa de Seu novo concerto. Ele escreverá a Sua lei em nossas mentes.

-W. D. Frazee



Notas do tradutor:

1)     “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus” (Parábolas de Jesus, pág. 69).




Willmonte Doniphan Frazee (1906-1996) foi graduado em ciência médica na Universidade de Loma Linda, e em evangelismo da saúde pelo legendário físico britânico John H.N. Tindall. Em 1942, o Pr. Frazee e um time de pioneiros de fé fundaram o Instituto e Sanatório Médico Missionário em Wildwood, perto de Chattanooga, no estado de Tennessee, onde médicos, enfermeiros, pastores, e membros leigos recebiam treinamento em evangelismo médico.
Em 1985 ele fundou um ministério de sermões gravados, inicialmente em fitas K7 e depois em CDs, com o nome de Pioneers Memorial [Memorial dos Pioneiros]. Milhares de sermões gravados são distribuídos cada ano.
Nos anos finais de sua vida, apesar da doença de Parkinson, ele ainda com clareza e afeição, até bem perto do dia de sua morte, continuou a escrever pequenas notas encorajadoras a seus amigos, geralmente incluindo uma fita K7 com sermões. Aqueles que ajudaram a fortalecer o ministério deste pioneiro creem que Deus o usou através deste ministério “PIONEERS MEMORIAL.”
Na contra capa do livro “Resgate e Reunião Através do Santuário” temos duas recomendações da pessoa do Pastor Frazee:
A primeira é do Pastor Mark Finley, vice Presidente de Evangelismo da Conferência Geral, que, entre outras coisas, nos diz que “Quando eu o ouvi pregar senti que a mensagem dele vem do Alto Trono da Sala de Audiência do Altíssimo. Eu sabia que ele era homem de oração e que Deus impactou a sua mente. ... Suas mensagens são profundas, bíblicas, e comoventes.”
A outra recomendação é do Pastor Doug Batchelor, diretor da instituição de apoio à igreja Amazing Fact, ele diz, “Fiquei impressionado com o seu sincero amor por Jesus e profundo conhecimento das Escrituras.  ... Dois de seus livros que li tiveram profunda influência em minha vida. ... Eu recomendo de coração seus livros e suas mensagens.”
Nós de Ágape Edições podemos lhe garantir que todo o livro é altamente prático para a purificação também do santuário dos nossos corações. Demonstra claramente como é possível permitir que Deus faça a Sua obra em nós para que Ele possa cumprir Sua lei em nosso viver diário (Testemunhos Para Ministros, pág. 92, 1º parágrafo).

________________________________